A Rede Urbana Portuguesa

Voltar


Conceitos

 

Cidade | Centro urbano | Sistema urbano


Cidade

    Todos sabemos o que é  uma cidade, mas ninguém consegue dar uma definição que tenha um âmbito universal.

    Apesar de todas as cidades apresentarem algumas características  semelhantes  é cada vez mais complexo encontrar um critério universalmente aceite, o que leva os estudiosos a defini-la de acordo com as suas áreas de trabalho.

    Vejamos algumas definições de cidade:

                      

"Cidade pode definir-se pelo seu aspecto exterior, por uma paisagem urbana, que não é uniforme mas se define em cada região pela oposição com o campo circundante: aqui pela existência de monumentos, de edifícios altos e de passeios públicos..."

Max Derruau

  "Uma cidade é como um animal. Possui um sistema nervoso, uma     cabeça, ombros e pés. Não há duas cidades iguais: cada uma difere de todas as outras."

John Steinbeck

"A cidade é uma entidade individualizada com certa dimensão e densidade onde se desenrola um conjunto expressivo e diversificado de actividades. O conceito inclui a forma de ocupação do território, as actividades económicas desenvolvidas no seu interior(...) e o modo de vida dos habitantes, cada um destes vectores adquirindo sentido, principalmente, por comparação e oposição com o mundo rural."

Teresa Barata Salgueiro

"A cidade é essencialmente um local de encontro e de trocas. É o suporte de toda a actividade do movimento, do ruído, é um lugar onde o homem organiza, com ela, um sistema de relações, um dos modos mais rigorosos de analisar a presença das pessoas no mundo."

Tomás Taveira

"A cidade é o elemento fundamental da organização do espaço.... atrai e acolhe habitantes aos quais fornece, através da sua produção própria, do seu comércio e dos seus diversos equipamentos, a maior parte de tudo o que eles necessitam; a cidade é o lugar que favorece os contactos de toda a natureza e maximiza os resultados; (...) Se o homem utiliza e molda a cidade, a recíproca é igualmente verdadeira. "

Jacqueline Beaujeu-Garnie

Luís Afonso, in Público, 8.10.96


Centro urbano

    Localidade que, independentemente da sua categoria legal  ( cidade, vila, etc ), tenha 10 mil ou mais habitantes.

     Como definir cidade é extremamente difícil, é cada vez mais frequente a  referência   a "centro urbano", expressão que parece mais neutra que cidade.

" o INE, no Censo de 1981, não define já centros urbanos nem separa os aglomerados populacionais com 10 mil habitantes dos que apresentam apenas 5000. Aparentemente, pelo menos para fins estatísticos, o limiar baixou para 5000. No entanto, nos dados  fornecidos à ONU continua a constar 10 mil habitantes como limiar mínimo de urbanização e só foi contabilizada como urbana a população dos núcleos desta classe de dimensão."

Teresa Barata Salgueiro, A cidade em Portugal, 1992

 

 


Sistema Urbano  ou Rede urbana

 

       " Ao conjunto de lugares e respectivos territórios adjacentes ligados por relações  de ordem hierárquica a um centro urbano principal chama-se sistema urbano ou rede urbana. Podemos assim falar de rede ou sistema urbano de Coimbra, Évora ou Porto, consoante a cidade que o encabeça. "

Teresa Barata Salgueiro, A cidade em Portugal, 1992

 

        Os vários sistemas urbanos integram-se em espaços mais amplos, constituindo as redes regionais e estas integram-se na rede nacional. Esta última, cada vez mais se insere nas redes internacionais ou na rede mundial.

        Actualmente, em vez de rede urbana, utiliza-se mais a expressão "sistema urbano", que traduz melhor as relações que se estabelecem entre os vários centros.


© Olivía Carmona & Rogélia Moreira, 2001